skip to Main Content
+55 (11) 2254-0765 contato@gruporeciclo.com.br

Economia Circular e a Indústria de Eletroeletrônicos

A grande maioria de nós já percebeu que o padrão de consumo do mundo atual é incompatível com a sustentabilidade da nossa sociedade, porque temos consumido muito mais recursos naturais do que o mundo é capaz de prover. Porque? Porque este paradigma de consumo foi desenvolvido em cima de um modelo de Economia Linear.

A Economia Linear é aquela onde existe um processo de Extração de Recursos, Produção, Consumo e Descarte, de maneira linear, fazendo com que após o consumo e descarte estes recursos sejam indisponibilizados para reutilização.

De acordo com a Ellen McArthur Foundation o modelo econômico ‘extrair, transformar, descartar’ da atualidade está atingindo seus limites físicos. A economia circular é uma alternativa atraente que busca redefinir a noção de crescimento, com foco em benefícios para toda a sociedade. Isto envolve dissociar a atividade econômica do consumo de recursos finitos, e eliminar resíduos do sistema por princípio. Apoiada por uma transição para fontes de energia renovável, o modelo circular constrói capital econômico, natural e social. Ele se baseia em três princípios:

· Eliminar resíduos e poluição por princípio

· Manter produtos e materiais em ciclos de uso

· Regenerar sistemas naturais

Confira no vídeo abaixo um pouco do Conceito de Economia Circular:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *